quinta-feira, julho 14, 2011

PES 2012 - Antevisão by EuroGamer PT

Enquanto os clubes de futebol nacionais se preparam para uma nova época, os principais gigantes da simulação futebolística entram também na pré-temporada de uma batalha que este ano promete ser bastante disputada. Foi neste sentido que a convite da Ecofilmes tivemos a possibilidade de experimentar o novo Pro Evolution Soccer 2012, numa versão ainda em desenvolvimento mas que revela já bastante solidez.
Antes de entrar nas principais características a que tivemos acesso neste novo PES deixem-me fazer algumas considerações sobre este tipo de jogos. Na minha modesta opinião, é muito difícil oferecer elementos suficientes todos os anos, que justifiquem o preço de um jogo novidade. Jogos como PES, FIFA, os títulos 2K (e nem me ponham a falar sobre FM), têm direito a uma nova versão a cada ano, e claro, se é verdade que por vezes a versão final é francamente superior à do ano anterior, muitas vezes surgem apenas pequenas melhorias gráficas, e uma atualização da base de dados das equipes.
Para determinar o valor de um simulador de futebol, é fundamental um olhar atento sobre dois aspetos particulares, a jogabilidade e os modos de jogo. Infelizmente a versão que joguei apenas permitia realizar partidas amigáveis, dentro de um universo limitado de equipas por onde escolher. Neste sentido, nada posso adiantar sobre novos modos de jogo ou licenças específicas para este novo PES, ainda assim, ficamos com algumas promessas de notícias para breve, nomeadamente novidades específicas para os jogadores portugueses, ficaremos à espera.
Já no que diz respeito à jogabilidade PES 2012 promete se distanciar imenso do seu antecessor, principalmente devido ao novo sistema de inteligência artificial ativa (Active AI). Mesmo que pousemos o comando, os nossos companheiros continuarão a disputar o jogo, procurando sempre o melhor posicionamento possível, criando linhas de passe, ou fechando o caminho aos adversários. Assim, ao invés de apenas responderem às ações do jogador controlado por nós, toda a equipa se comporta de uma forma mais pró-ativa, oferecendo uma maior fluidez ao jogo.
Em pormenor, gostei especialmente da forma como os laterais apoiam os extremos à medida que a equipa vai subindo as linhas no ataque. Digamos que se comportam mais como um verdadeiro ala do que propriamente como um simples lateral, se decidirmos procurar o espaço interior com o extremo, imediatamente o lateral sobe nas nossas costas, abrindo um espaço na linha. Lembram-se de alguma vez ficarem especados a olhar para um companheiro enquanto gritavam, “entra!”, “sobe!”, e ele ficava especado à espera da nossa decisão, esse é um dos aspetos que o sistema de Active AI resolve muito bem.
O mais prometedor é que não são só os laterais que se comportam de uma forma mais ativa, os jogadores da frente fazem frequentemente diagonais em corrida para ganhar uma linha de passe, ou até mesmo para arrastar consigo os seus marcadores individuais e assim abrir um espaço interior para o homem com a bola, ficando depois ao critério do jogador qual a melhor decisão a tomar.

Outro momento em que se nota nitidamente o esforço da Konami em melhorar a inteligência artificial do jogo é no momento defensivo, nomeadamente nos espaços entre linhas. Se repararem, nos jogos anteriores da série existia sempre bastante espaço entre a linha defensiva e a linha do meio campo, com a exceção do trinco, ou se tivéssemos muito tempo sem a posse da bola. Em PES 2012 existe uma marcação zonal muito apertada, exatamente porque a equipa que está a defender automaticamente baixa a linha de meio campo para junto da linha defensiva bastante rápido, encurtando assim os espaços.
As defesas também adotam a marcação homem a homem se for necessário, por exemplo, se tiverem um jogador adversário na sua zona, os defesas encostam nele e procuram seguir os seus movimentos, este aspeto é fundamental para que os avançados façam a tal corrida diagonal para abrir espaços interiores que falamos anteriormente.
'PES 2012' Screenshot 1
Colegas de equipa a abrirem as marcações para que possamos entrar na direção da área em drible.
Outra novidade de PES 2012 é o Off the ball control, desenhado especificamente para as bolas paradas. Utilizando o analógico direito podemos selecionar um colega de equipa durante um canto ou um livre, e movimenta-lo livremente para onde desejarmos, depois quando cruzámos a bola ele desmarca-se na direção indicada. De um modo geral pareceu-me uma boa mecânica, já que aumenta a participação do jogador no desfecho das bolas paradas. Ainda assim confesso que não tive grande sucesso com a sua utilização, requer prática.
Os árbitros também tiveram direito a uma inteligência renovada, com o objetivo de aumentar a fluidez de jogo. Ficando a promessa de menos erros no geral, e principalmente menos participação desnecessária no jogo. Por exemplo, no caso de sofrerem uma falta mas conseguirem manter a posse de bola numa posição perigosa, o árbitro utiliza a chamada lei da vantagem para que o jogo continue e o infrator não seja beneficiado.
'PES 2012' Screenshot 2
Exemplo das marcações ao homem que as defesas adotam automaticamente.
O controlo dos jogadores pareceu-me francamente mais leve do que anteriormente, principalmente no momento da receção de bola. Claro que a qualidade da receção continua a depender muito da qualidade do passe manual que permanece semelhante ao de PES 2011, contudo, adorei a possibilidade de realizar aquilo que no futebol se chama “receção orientada”, ou seja, ao mesmo tempo que realizamos a receção, temos o corpo já inclinado e orientado para a direção que desejamos seguir. Não é que isso não fosse possível nos PES anteriores, simplesmente é muito mais agradável e fluido em PES 2012.
Em termos visuais nota-se já uma franca melhoria em relação aos PES anteriores, com ênfase nos efeitos de luz e nas texturas, nada de particularmente deslumbrante, mas já bastante polido, principalmente considerando que se trata de uma versão ainda em desenvolvimento. Os equipamentos em particular parecem ter recebido uma maior atenção e têm já um aspeto muito bom. A versão que jogamos apenas permitia jogar em Camp Nou (a casa do Barcelona), confesso que não consegui reparar bem mas prometeram-nos que uma das preocupações em PES 2012 foi no sentido de dar mais vida aos estádios, principalmente mais cor e mais luz.
'PES 2012' Screenshot 3
Um companheiro procura posição para tabelar, depois faz uma diagonal para arrastar um adversário.
Por último contem também com algumas animações novas, e uma melhoria substancial daquelas já existentes para os jogadores em geral. Os guarda-redes em particular captaram a minha atenção com algumas defesas de belo efeito, mas mesmo no drible e nos cortes de bola (os carrinhos em particular) dos restantes jogadores nota-se o trabalho da equipa de animação da Konami.
Tal como se previa este vai ser um ano de muita luta dentro dos simuladores de futebol, fiquei francamente impressionado com o novo sistema de IA de Pro Evolution Soccer 2012, o que prova mais uma vez que uma concorrência a sério é a melhor amiga dos consumidores. Ainda falta algum tempo, e as versões que temos vindo a experimentar ainda são muito “verdes” para tirar maiores conclusões. Foi pena nada ter sido revelado em relação a novidades sobre licenças ou o modos de jogo, nomeadamente para o online, mas o facto da principal preocupação da Konami para este ano ter sido o sistema de inteligência artificial merece para já a nossa expectativa.
PES 2012 será lançado no final do ano para a PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii, PSP e PS2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita...não se esqueça de seguir o AnToNiO's...e comentem...vlw!